sábado, 8 de junho de 2013

"Meio Ambiente"

OS ALUNOS DO 6º E 7º ANO FIZERAM UMA PESQUISA NA STE, NO SITE DO SMARTKIDS, COM AJUDA DA PROFESSORA FLÁVIA. EM TAL PESQUISA, PUDERAM COPIAR EM SEUS CADERNOS ALGUMAS SOLUÇÕES DE LIMPEZAS CASEIRAS, ECOLOGICAMENTE CORRETAS E ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE.

MEIO AMBIENTE



Meio AmbienteTodo dia é dia de pensar no meio ambiente, mas em função de nós, seres humanos ainda agirmos de forma inadequada, é necessário que haja uma semana específica só para tratar do assunto e mais uma vez chamar a atenção para as questões ambientais. 

 Para ajudar na disseminação desses hábitos e ideias, preparamos um especial, realmente“especial” com dicas, informações e sugestões de atividades para que cada vez mais possamos melhorar nosso planeta. Vamos começar com algumas dicas importantes elaboradas pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas – FGV:


 Pense nisso...
Se cada brasileiro plantar uma árvore, serão 190 milhões de árvores a mais por ano no país. Se o mundo todo plantar, serão 6,5 bilhões. Uma árvore em crescimento absorve mais dióxido de carbono da atmosfera do que emite, reduzindo os gases responsáveis pelo aquecimento global.
Veja o que o nosso site já tem preparado para ajudar você a cuidar do meio ambiente:
No nosso especial sobre Energia Sustentável tem muitas informações sobre como viver em nosso planeta de forma sustentável. Também no especial sobre Sustentabilidade, o tema é abordado de forma a ampliar as informações sobre o tema.
Água é um recurso natural que deve ser preservado, e a desigualdade em reação à disponibilidade é visível em muitos pontos do planeta, assim, o especial sobre água mostra a importância e como utilizá-la de forma adequada.
A preocupação com as questões ambientais aumentou muito depois dos cientistas alertarem sobre os perigos do Aquecimento Global e esse especial tem como objetivo esclarecer sobre o assunto. Como o aquecimento global influencia diretamente sobre o clima, contribuindo para ocorrência de catástrofes, como os tsunamis, é importante conhecer sobre o Clima e o Tempo, e também já disponibilizamos um material sobre o assunto.
Quando se fala sobre o meio ambiente, não podemos esquecer dos seres vivos mais frágeis, que ainda estão sujeitos à falta de consciência do homem e precisam ser protegido, e para refletirmos mais sobre o tema elaboramos alguns especiais sobre: Animais em ExtinçãoBiodiversidade, Ecologia e Florestas do Brasil.
Uma das atitudes mais simples que podemos ter é encaminhar o lixo da melhor forma pensando no meio ambiente, assim, o especial Lixo no Lixo vai ajudar a entender como podemos contribuir neste sentido. Como há coisas que podem ser aproveitadas por mais tempo antes de ir parar no lixo, preparamos também dois especiais interessantes sobre ReciclagemBrinquedos Reciclados.
Dessa forma é impossível fugir da responsabilidade de cuidar do meio ambiente, não é mesmo?
 Curiosidades:
Veja algumas soluções de limpeza caseiras, mas ecologicamente corretas:
Limpa tudo: solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura;
Desentupir pia: jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente;
Limpar vidro: passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho;
Para encerar: misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre. Aplique com uma flanela;
Para lustrar móveis: fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário