sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Meio ambiente – Ecossistemas e biodiversidade

Professora: Fernanda Alves da Silva    4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Meio ambiente – Ecossistemas e biodiversidade
Iniciei a aula explicando aos alunos o que é um ecossistema e os componentes que encontramos neles. Expliquei ainda o que são os componentes bióticos e abióticos e a importância de cada um deles. Em outra aula, expliquei sobre a experiência que faríamos, ou seja, a construção de um “Ecossistema em miniatura”. Passei a lista do material necessário e marcamos para a aula seguinte. Na aula seguinte, já com todo o material necessário em mãos, dividi a turma em duplas e expliquei como seria o trabalho:
- Primeiramente, colocamos uma camada de areia branca, em seguida, uma camada de terra de jardim. Também colocamos alguns animaizinhos de jardim, como minhocas e besourinhos. Logo após, colocamos a mudinha de grama com raiz e molhamos com um pouco de água. Então, lacramos o litro com fita adesiva e etiquetamos com nome e data, e deixamos expostos na sala de aula para observarmos por 30 dias.
- Após concluirmos a construção do terrário, fizemos os seguintes registros no caderno: “O que você acha que vai acontecer com a planta?”; Alguns alunos disseram que a planta iria morrer, pois não tinha nenhuma entrada de ar e nem receberia água. Outros alunos concluíram que a planta sobreviveria mesmo não tendo entrada de ar e água.
- Quando encerramos o trabalho, após observarmos por 30 dias nosso mini-ecossistema, todos concluíram que a planta sobreviveu, pois podia produzir seu próprio alimento.
ANEXOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário