sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ENTRETENIMENTOS

Confecção de Mural

A professora Maria José trabalhou com os estudantes atividades de leitura, escrita, comentários e confecção de mural sobre o Dia 7 de Setembro, Dia da Árvore, Início da Primavera e sobre a Semana Nacional do Trânsito.
No dia 7 de Setembro, foram realizadas atividades culturais com hasteamento das Bandeiras, entoamos os Hinos Nacional e da Independência. Logo após, foram realizadas leituras de jograis e poesias pelos estudantes.
As atividades do Dia da Árvore e Início da Primavera foram trabalhadas através da pintura, colagem e confecção de árvores com os estudantes.
Na Semana Nacional do Trânsito, os estudantes confeccionaram desenhos através de carros, conscientizando uns aos outros sobre os perigos e a falta de prudência e atenção no trânsito.

Elaboração de Problemas e Construção de Gráficos

Eu, Marcos Amaral de Paula, professor da disciplina de Matemática, trabalhei com elaboração de problemas e construção de gráficos com as turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, visando a criatividade dos estudantes na elaboração de problemas, onde cada estudante resolveu um problema que foi elaborado por outro. Quanto à construção de gráficos, foi realizado com a utilização da data do nascimento dos alunos onde, escrevi no quadro a data de nascimento de cada estudante para  a conclusão do trabalho. As atividades foram realizadas em sala de aula e na STE utilizando o Excel como suporte.

Meio ambiente – Ecossistemas e biodiversidade

Professora: Fernanda Alves da Silva    4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Meio ambiente – Ecossistemas e biodiversidade
Iniciei a aula explicando aos alunos o que é um ecossistema e os componentes que encontramos neles. Expliquei ainda o que são os componentes bióticos e abióticos e a importância de cada um deles. Em outra aula, expliquei sobre a experiência que faríamos, ou seja, a construção de um “Ecossistema em miniatura”. Passei a lista do material necessário e marcamos para a aula seguinte. Na aula seguinte, já com todo o material necessário em mãos, dividi a turma em duplas e expliquei como seria o trabalho:
- Primeiramente, colocamos uma camada de areia branca, em seguida, uma camada de terra de jardim. Também colocamos alguns animaizinhos de jardim, como minhocas e besourinhos. Logo após, colocamos a mudinha de grama com raiz e molhamos com um pouco de água. Então, lacramos o litro com fita adesiva e etiquetamos com nome e data, e deixamos expostos na sala de aula para observarmos por 30 dias.
- Após concluirmos a construção do terrário, fizemos os seguintes registros no caderno: “O que você acha que vai acontecer com a planta?”; Alguns alunos disseram que a planta iria morrer, pois não tinha nenhuma entrada de ar e nem receberia água. Outros alunos concluíram que a planta sobreviveria mesmo não tendo entrada de ar e água.
- Quando encerramos o trabalho, após observarmos por 30 dias nosso mini-ecossistema, todos concluíram que a planta sobreviveu, pois podia produzir seu próprio alimento.
ANEXOS

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Professora: Fernanda Alves da Silva    4º e 5º anos do Ensino Fundamental

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
Iniciamos os trabalhos sobre o Sistema monetário no mês de setembro, onde mostrei aos alunos as cédulas do nosso dinheiro em circulação na atualidade: o Real. Falei sobre as diversas moedas que já circularam antigamente e questionei se conheciam ou já ouviram falar em outra moeda brasileira. Logo após, falamos dos valores e da importância do dinheiro em nossas vidas.
Dei aos alunos uma atividade para que aprendessem a somar o dinheiro, ou seja, juntar as notas para formar outros valores. Logo após, dei outra atividade para que os alunos verificassem o que se pode comprar com determinado valor e uma atividade em que deveriam  juntar os valores das notas e moedas para calcularem quanto possuíam.
Outras atividades serão realizadas até o fim do ano letivo, como a feirinha que faremos para que os alunos treinem o cálculo mental  e aprendam a lidar com dinheiro.

EDUCAÇÃO E ENSINO PARA O TRÂNSITO



ESCOLA ESTADUAL SILO VARGAS BATISTA
PROFESSORA FERNANDA
TURMAS: 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO: MATUTINO

EDUCAÇÃO E ENSINO PARA O TRÂNSITO
Em um primeiro momento, fizemos uma roda de conversa, onde abri os seguintes questionamentos:  “O que é imprudência? Quais medidas podemos tomar para evitar acidentes de trânsito? Quais as principais causas de acidentes?”. Em seguida, cada aluno ficou responsável por criar uma frase de conscientização para motoristas e pedestres. Cada aluno coloriu a figura de um carro ou caminhão, onde colocamos as frases criadas pelos alunos e fizemos uma exposição no mural da escola.
Em outra aula, os alunos foram até a Sala de tecnologias e recursos midiáticos jogarem um QUIS sobre conhecimentos sobre o trânsito, onde puderam demonstrar tudo o que aprenderam e também puderam tirar as dúvidas que restava. O jogo encontra-se no site http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL636501-9658,00-FACA+O+QUIZ+G+DAS+PLACAS+DE+TRANSITO.html

Anexos




 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividades variadas de gramática

A professora Vera Lucia da Silva trabalhou com os estudantes do 3º Ano do E.F. atividades variadas de gramática, buscando um atendimento individual de cada aluno de modo a minimizar as dificuldades encontradas.
Foram feitas atividades gramaticais no caderno com o uso do porque e por que, pontuação, artigos, frases e textos.
As atividades foram realizadas em sala de aula, onde todos os alunos estavam presentes.
Os conteúdos foram apresentados por meio de aula expositiva, através de leitura de textos. Após a explicação do conteúdo, os alunos realizaram as atividades, completando-as e formando frases.
Foi realizada  leitura conjunta de texto para a discussão sobre o uso das pontuações. 
As atividades propostas, foram compreendidas de uma forma satisfatória pelos alunos.


7 de Setembro

A professora Rosângela Aparecida Portela trabalhou com a turma do 2º Ano do E.F. sobre 7 de Setembro.
Explicou que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importante de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Logo em seguida, foi dada esta atividade para os estudantes completarem de acordo com as explicações do professora.

Folclore

A professora Rosângela Aparecida Portela trabalhou com a turma do 2º ano do E.F. sobre o folclore. Explicou que o folclore é um gênero da cultura de origem popular transmitido de geração a geração. São lendas e mitos da cultura brasileira, festividades, festas populares, saci-pererê, curupira...
Foram realizadas atividades de leitura de histórias sobre o folclore.
Logo em seguida, os estudantes fizeram os personagens das histórias lidas.





Água



Escola Estadual Silo Vargas Batista
Professora: Lilian Carla
Série: 1º Ano E.F.                                                               Turno: Vespertino
Tema:  Água
Realização de leitura de um livro que fala sobre o tema água, o qual mostra os tipos de água e a sua importância.
O livro é:  “O mundinho Azul!  
O livro "O mundinho Azul" retrata que a maior parte de  nosso planeta é formado de água, por causa dos oceanos, lagos e rios. Mostra como é o ciclo da água, a importância da água e como devemos cuidar dela. Mostra também que a maior parte da água é salgada, porque existem mais oceanos do que lagos e rios. Por isso, a água potável é escassa, o que preocupa o homem. A água doce não pode faltar, pois a usamos para beber, lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, regar as plantas. Devemos sempre seguir duas regras:
1ª Não desperdiçar a água.
2ª Não poluir o meio ambiente.
Depois de ler a história do livro: "O mundinho Azul", os alunos sentaram em círculo para responderem algumas perguntas oralmente.
E para finalizar, foi lida uma outra história: "Pinga Pingo Pingado", onde os alunos fizeram a reescrita do livro, cujo  tema também é sobre água.
Desenharam e depois pintaram as cenas do livro e, com a ajuda da professora, foi feita a leitura  para montarem o livro.