quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Gincana

Escola Estadual Silo Vargas Batista














Projeto Interdisciplinar: Folclore







Professora Elaboradora: Ana Lúcia Guedes Baptista
Professores Executantes: Todos os professores desta unidade escolar










Morumbi/MS
2015

JUSTIFICATIVA
        O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
É, portanto, necessário conhecer e identificar para valorizar.


OBJETIVO GERAL
         Valorizar e vivenciar o saber folclórico, por meio do convívio social, por via oral ou por imitação resgatando as manifestações  folclóricas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Aprofundar a ideia de que o folclore não é só no mês de agosto;
·         Conhecer e resgatar  algumas lendas, inclusive as regionais;
·         Conhecer e valorizar a própria cultura;
·         Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
·         Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
·         Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
·         Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região;
·         Identificar o uso da linguagem formal e informal;
·         Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;
·         Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
·         Desenvolver a cooperação entre os alunos.

DESENVOLVIMENTO
         Este projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar com metodologias variadas, de forma prazerosa e significativa, utilizando a divulgação, a pesquisa, a entrevista, contação de história e outros.

Produções Interativas
·         Divulgação do projeto em toda a escola com cartazes chamativos.
·         Pesquisa na STE: A origem da palavra folclore.
·         Relatório da pesquisa – oral e escrito.
·         Contação de história: Lenda/ Saci Pererê( bibliotecária).
·         Campeonato de adivinhas.
 
Ø  Filme: A turma do Saci Pererê.

Língua Portuguesa
·         Trabalhar com a autocorreção pela reescrita, observando ortografia, coesão e coerência.
·         Entrevista com uma pessoa mais velha, para descobrir sobre brincadeiras, comidas, danças e outros.

Matemática
·           Regras das brincadeiras de antigamente e de hoje – jogo amarelinha.
·           Sistema numérico.
·           Situações-problemas.

Geografia/ História
·         Terra, nossa casa, as culturas dos lugares / onde surgiram ( mapas).
·         Crenças da famílias.
·         Pesquisa de campo – coletar dados do que há de folclore em seus afazeres, na própria família, no lugar onde você mora.
·         Respeito às crenças, às diferenças.
·         Valorizar a cultura do outro.

Ciências
·         O homem como ser social e que vive influenciado pela diversidade cultural/ natureza.

Arte
·         Cai...cai...balão.
·         Marcha soldado.
·         Peixe vivo.
·         Músicas folclóricas.
- Ilustração dos textos estudados.
·         Recitar as fábulas.
·         Recorte e dobradura – Saci Pererê.



CRONOGRAMA

Mês de agosto.
Finalização do projeto no dia 27 de agosto com gincana nos períodos matutino, vespertino e noturno.




GINCANA CULTURAL DO FOLCLORE
Dividiremos os alunos em quatro equipes:

VESPERTINO

Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV
Valéria 1º Ano
Soraia 1º Ano
Lucas 1º Ano
Paulo 1º Ano
Gabrielle  3º Ano
Samanta 3º Ano
Fernando 3º Ano
Raquel 3º Ano
Suzana 3º Ano
Kaike 3º Ano
Laura 6º Ano
Natália 6º Ano
Emerson 6º Ano
João 6º Ano
Luiz Fernando6º Ano
Luiz Henrique 6º Ano
Matheus 6º Ano
Jean 6º Ano
Leonardo 6º Ano
Alan 6º Ano
Vitor 7º Ano
Franciele 7º Ano
Bamira 3º Ano
Laiza 7º Ano
Giovana 7º Ano
Hugo 7º Ano
Bianca 7º Ano
Walmir 7º Ano
Sabrina 1º Ano




NOTURNO

Grupo I
Grupo II
Grupo III
Grupo IV
Carlos 8º ano
Willian 8º Ano
Cleiton 8º Ano
Leonardo 8º Ano
Ezequiel 8º ano
Angélica 8º Ano
Natan 8º Ano
Jefferson 3º EM
Jackeline 8º ano
Jaíane 9º Ano
Aline 9º Ano
Angélica 9º Ano
Rafael 1º EM
Eduardo 9º Ano
Renan 2º EM
Cainã 1º EM
Nathiely 2º EM
Carla 2º EM
Jaíne 2º EM
Amabile 2º EM
Aline 3º EM
Lucas 3º EM
Gean 3º EM
Henrique 3º EM
Letícia 8º Ano
Daniela 3º EM
Henrique 8º ANO
Luiz 9º Ano
Sérgio 1º EM
Elias 2º EM
Meirelle 2º EM
Thaynara 3º EM




AS PROVAS

1ª Prova – Corrida do Saco – dois competidores de cada equipe, um vai correndo dentro do saco, outro volta.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos

2ª Prova – Prova Cultural – Trava-língua, versos, poemas, adivinhas – 3.000 pontos prova cumprida.

3ª Prova – Corrida do ovo - dois competidores de cada equipe, um vai correndo, outro volta com o ovo na colher.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos

4ª Prova – Dublagem – A equipe apresentará uma dublagem de banda, grupo, cantor (somente com a participação de alunos da equipe e caracterizados). Os jurados atribuirão pontos.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos

5ª Prova – Corrida de tripé – quatro alunos competidores de cada equipe, uma dupla um vai correndo com os pés amarrados, a outro dupla volta.

6ª Prova – Conhecimentos Gerais – Nesta prova deverão participar todos os alunos de cada equipe.
As questões serão preparadas para cada nível de ensino.
Elemento surpresa – as equipes que errarem as respostas levarão torta na cara.

7ª Prova – Prova dos Pênaltis no Futsal – quatro alunos de cada equipe – 600 pontos casa gol.

8ª Prova – Prova da reciclagem – arrecadação de pilhas, baterias e celulares.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos

9ª Prova – Prova da Maquiagem – uma dupla de cada equipe, a equipe que estiver mais bem maquiada.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos

10ª Prova – Melhor torcida – a torcida que estiver mais animada receberá a pontuação.
1º Lugar – 2.500 pontos
3º Lugar – 500 pontos
2º Lugar – 1.000 pontos
4º Lugar – 300 pontos


Observação – a equipe ou participante que vaiar os adversários perde pontos.
Jurados:
Dois pais, mães ou responsáveis.
Dois professores (as).
Diretor ou coordenadora.
Professora convidada: Maria José da Silva.

AVALIAÇÃO
         A avaliação acontecerá  durante  todo o processo de trabalho, através de discussões em grupo e a participação de cada um.
         Os instrumentos avaliativos serão diversificados como autoavaliação, registros sistemáticos, comentários sobre as atividades, registro da entrevista, reescrita, comentários sobre as atividades, habilidades  e o interesse dos alunos durante todo o processo ensinoaprendizagem.