quinta-feira, 31 de março de 2016

PROJETO DENGUE

ESCOLA ESTADUAL SILO VARGAS BATISTA – DISTRITO DE MORUMBI









PROJETO






Dengue, Zika e Chikungunya: Aqui Não










PROFESSOR:
Dercival Gomes dos Santos












MORUMBI – MS
2016
TÍTULO: DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA: AQUI NÃO

JUSTIFICATIVA

Este trabalho se justifica pelo fato dos casos de Dengue terem aumentado muito em nossa região, sendo que além da dengue surgem no cenário outras duas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; (chikungunya e zika). Portanto, essa epidemia que assola o Brasil tem causado medo e a insegurança toma conta da população levando – nos ter a necessidade de esclarecimentos.

OBJETIVOS

Apresentar à comunidade escolar esclarecimentos sobre o vetor e a doença que pode levar os indivíduos a morte.
Incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e como consequência a doença.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sensibilizar professores, alunos com vídeos de campanha sobre a dengue, chikungunya e zika.
Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti;
Reconhecer os sintomas do dengue, chikungunya e zika;
Conscientizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue.
Apresentar os cuidados que precisamos ter  com o armazenamento do lixo.

PÚBLICO ALVO

Comunidade escolar;
Comunidade do entorno;
Metodologia:
Para o desenvolvimento do projeto, irei utilizar a exibição de vídeos sobre a doença e como evitá-la, leitura de texto sobre essa tríplice doença transmitida pelo Aedes aegypti; e também pesquisa na Internet sobre o tema em questão.
Após essa pesquisa de campo, os alunos irão confeccionar cartazes autoexplicativos sobre o combate ao vetor do mosquito, e também iremos produzir histórias em quadrinhos sobre as três doenças e meios para eliminá-las de uma vez por toda essa epidemia de nossa região.

AVALIAÇÃO

            Para a avaliação do projeto irei acompanhar o desempenho e interresse dos alunos nas aulas de ciências e TVT, bem como irei avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

CONCLUSÃO:

            Durante a realização do trabalho, conseguimos perceber e entender que o mosquito Aedes aegypti é muito perigoso e deve ser extinto, pois o mesmo, além da Dengue transmite outras duas doenças, (chikungunya e zika), essas são doenças graves que estão presentes em todos os lugares. Elas exigem diversos cuidados para que não evoluam, causando mais mortes.
Observamos mais detalhadamente a origem dessas doenças, seu modo de reprodução, bem como os sintomas, prevenções e tratamento.  Por fim, fica como mensagem para nós o dever de conscientização e importância em combater, lutando contra esse mal que pode atingir qualquer um de nós!



  









Nenhum comentário:

Postar um comentário